Boas vindas

"Stent for Life" em Portugal: uma iniciativa para salvar vidas

Em boa hora a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) apadrinhou em Portugal a iniciativa “Stent for Life”, projeto transnacional promovido pela coligação da European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions e do EuroPCR. O objetivo desta iniciativa é nobre: salvar vidas, através da melhoria do tratamento proporcionado às vítimas de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

O “Stent for Life” pretende atingir os seguintes objetivos:

1- aumentar a percentagem de angioplastia primária para valores superiores a 70% do total de doentes com EAM com supradesnivelemento de ST;

2- atingir valores de angioplastia primária para valores superiores a 600/milhão de habitantes;

3- oferecer um serviço de angioplastia direta, nos centros de cardiologia invasiva, num horário de 24 horas/7 dias; 

No EAM todos os minutos contam. Por isso, é necessário minimizar as perdas de tempo para que o doente chegue atempadamente ao hospital que tenha capacidade para realizar angioplastia primária. Este é atualmente o melhor tratamento para o EAM e em Portugal o recurso a esta técnica tem ainda uma margem de crescimento significativa.

Com a colaboração de todos - profissionais de saúde, doentes e população em geral - será possível atingir as metas propostas. Obrigado a todos.

Hélder Pereira

SFL Champion

A APIC e o “Stent for Life”: uma parceria com ganhos para o cidadão

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) é uma Associação Especializada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia que tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de outras atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Uma das áreas fulcrais neste contexto de atuação está relacionada com o tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

Move-nos a obrigação ética de contribuir para que o tratamento do EAM esteja acessível ao maior número possível de cidadãos. Deste modo, a iniciativa “Stent for Life” é, entre outras, um contributo da APIC para que se possa alcançar esse objetivo.

Este é um trabalho constante e para o qual é necessário o envolvimento de toda a sociedade. Lançamos por isso um desafio: colabore com o “Stent For Life” e com a APIC para que a mensagem desta iniciativa seja amplamente divulgada.

Por fim, uma palavra de reconhecimento pelo trabalho realizado desde o arranque deste projeto. Com o empenho de vários parceiros institucionais e da equipa do projeto foi já possível alcançar resultados importantes, fazendo votos para que mais sucessos sejam alcançados com esta conjugação de esforços.

Rui Campante Teles

Presidente da APIC

 

Diploma

Helder